sábado, 28 de fevereiro de 2009

MONSTRA


A 8ª edição do MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa decorrerá entre 9 e 15 de Março de 2009 tendo como espaço central o Cinema São Jorge e, à semelhança do anos anteriores, em outros espaços da cidade, entre os quais se destacam o Museu do Oriente, o Museu da Marioneta e a Escola D. Dinis.
O tema central da edição de 2009 é o centenário do Futurismo e as escolas e os artistas que se lhe seguiram, razões pela qual a MONSTRA homenageará os 100 anos sobre o manifesto que transformou as artes no início do século XX e dedicará ainda parte da sua programação aos 90 anos da Bauhaus.
A cinematografia Suíça é a convidada desta edição pelo que será realizada uma retrospectiva apresentando os melhores autores e filmes de diferentes gerações de cineastas helvéticos, bem como serão destaque das noites longas da MONSTRA, o Dadaísmo e o Cabaret Voltaire.
O aspecto formativo do festival contemplará a realização de várias masterclasses e workshops para estudantes, realizadores e público interessado, coordenados e dirigidos por, um conjunto de artistas, professores e investigadores de renome mundial. Haverá também a MONSTRINHA que proporcionará programas especiais para crianças, jovens, escolas, pais, filhos e professores.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

OS VENCEDORES



Melhor Filme de Animação

WALL-E






Sinopse: Após centenas de anos sozinho a fazer o que foi programado para fazer, WALL-E (Waste Allocation Load Lifter Earth-Class) descobre um sentido na sua existência (para além de recolher desperdícios) quando conhece uma atraente robô chamada EVE. EVE apercebe-se que WALL-E tropeçou, sem saber, na resolução para o futuro da Terra, e corre de volta ao espaço para contar as suas descobertas aos humanos, que têm estado ansiosamente a aguardar por notícias que digam que é finalmente seguro voltar para casa.

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

La Maison en Petits Cubes de Kunio Kato




Sinopse: Através da história do ancião que, em busca do cachimbo, mergulha cada vez mais fundo nos andares de baixo de sua casa (já tomados pela água, que não pára de subir), Kunio Kato desenvolve uma belíssima ode ao passado e às memórias afectivas. O herói vasculha as próprias lembranças, dolorosas ou alegres - as brincadeiras da infância com a futura mulher, a construção da casa, os jantares regados a vinho, o casamento da filha, a morte da esposa. Contra a solidão da velhice, o amor aos entes queridos que se foram.


domingo, 22 de fevereiro de 2009

OSCARES 2009



Os Nomeados
Melhor Filme de Animação

Bolt
O Panda do Kung Fu
WALL-E




NOMEAÇÕES - WALL-E


Melhor Som
Melhores Efeitos Sonoros
Melhor Canção Original
"Down to Earth"
Peter Gabriel, Thomas Newman (WALL-E)
Melhor Orquestração
Melhor Argumento Original
Andrew Stanton, Pete Docter, Jim Reardon (WALL-E)

Melhor Curta-Metragem de Animação

La Maison en Petits Cubes


Ubornaya Istoriya - Lyubovnaya Istoriya


Oktapodi


Presto


This Way Up


Melhor Filme Estrangeiro
A Valsa com Bashir (Isr)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ESTREIAS DE CINEMA

CORALINE e a Porta Secreta
Baseado no best-seller de Neil Gaiman, estreia amanhã ‘Coraline’ de Henry Selick. Filme de animação em 3D é a história de uma jovem rapariga (com a voz de Dakota Fanning) que consegue abrir uma misteriosa porta da sua nova casa, que lhe dá acesso a uma realidade paralela cheia de aventuras. Mais uma boa oportunidade para ir ao cinema com os seus filhos.

CORALINE e a Porta Secreta
País: EUA
Género: Animação, Fantástico
Realização: Henry Selick
Intérpretes: Dakota Fanning, Ian McShane, Teri Hatcher

Os actores da versão portuguesa são:
Carla Garcia - Coraline
Nuno Lopes - Mr. Bobinsky
Ana Bola - Miss Spink
Maria Rueff - Miss Forcible
Luis Gaspar - o Gato
João Teixeira - Wybie
José Neves - o Pai e o Outro Pai de Coraline
Paula Fonseca - a Mãe e a Outra Mãe de Coraline


Sinopse: Coraline é uma menina que sonhava viver num mundo melhor, com mais diversão e emoção. Ao mudar para uma nova casa, encontra uma porta trancada. Depois de muito tentar, consegue abri-la. Descobre um mundo onde tudo é alegre e os seus pais são sempre divertidos. A princípio, a única coisa estranha é que as pessoas têm botões no lugar dos olhos. Aos poucos, descobre segredos, percebe que está em perigo e vê que o mundo real não era tão mau assim.



Técnicas utilizadas no filme:
Coraline é feito em três dimensões e em stop-motion. Trata-se de uma técnica de animação que usa modelos reais feitos de materiais como a massa de modelar ou a plasticina. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. São precisos 24 quadros para cada segundo de filme. Depois, são montadas em sequência na película, o que dá a ilusão de movimento

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CLÁSSICOS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO

A imortal obra-prima de Walt Disney, Pinóquio, ensinou milhares de crianças a pedirem desejos às estrelas e a "ouvir a sua consciência". Um filme de animação que marcará a história do cinema para sempre. Uma obra-prima que ainda hoje se vê com grande satisfação.

Sinopse: Numa noite mágica com o céu repleto de estrelas, uma fada dá vida à marioneta favorita de Gepeto, Pinóquio. Assim começa esta fantástica aventura que porá à prova a valentia, lealdade e honestidade de Pinóquio - virtudes indispensáveis para se tornar um rapaz de verdade. Apesar dos avisos do seu sábio amigo Grilo Falante, Pinóquio envolve-se em divertidas mas arriscadas situações que culminam no heróico salvamento de Gepeto, encurralado dentro duma enorme baleia!
Vencedor de dois Oscares* da Academia para Melhor Orquestração e Melhor Canção (When You Wish Upon a Star), Pinóquio relembra-nos o poder do amor, da família e da necessidade de acreditarmos nos nossos sonhos.



Principais Personagens e vozes
Pinóquio - Dickie Jones
Gepeto - Christian Rub
Stromboli / Cocheiro - Charles Judels
Grilo Falante - Don Brodie
Cléo / Fígaro / Gideão - Mel Blanc
João Honesto- Walter Catlett
Fada Azul - Evelyn Venable
Lampwick - Frankie Darro
Jiminy Cricket - Cliff Edwards

Principais Prémios e Nomeações
Pinóquio venceu dois Oscars: Melhor Banda Sonora e Melhor Canção, pela música You Wish Upon a Star.

Curiosidades

Walt Disney participou em todos os aspectos da produção, especialmente a história. Um problema enfrentado durante a produção foi que os personagens de Pinóquio não tinham o mesmo charme e carisma dos personagens deBranca de Neve e os Sete Anões, e que o protagonista não era suficientemente forte para carregar a história. Seis meses depois, Disney resolveu parar a produção para resolver o problema, pois percebeu que novos elementos tinham que ser adicionados. Como resultado, surgiu o Grilo Falante, a consciência de Pinóquio que ajudaria a guiar o filme ao lado do boneco de madeira.

Oficialmente, Pinóquio é o primeiro filme animado onde foi contratado um escultor para esculpir as maquetes dos personagens, que serviram de guia para os animadores.

Chuva verdadeira foi utilizada numa cena do filme.

Pinóquio teve um orçamento tão alto que o filme perdeu dinheiro na sua estreia original. Parte do fracasso da bilheteira inicial foi o rebentar da Segunda Guerra na Europa, pois cerca de 45% da renda de Disney vinha do exterior. O filme recuperou com os relançamentos ao longo dos anos, e hoje é um dos filmes animados de maior sucesso do estúdio.

Pinóquio é tido como o filme mais perfeito tecnicamente produzido por Walt Disney, pela complexidade das técnicas empregadas e o seu perfeccionismo.