$9.99″, da realizadora Tatia Rosenthal que utiliza a técnica de figuras de plasticina e moldáveis, é um filme sobre o sentido da vida e baseia-se em contos do escritor israelita Etgar Keret. Vai estrear no próximo dia 7 de Janeiro, e é certamente uma boa forma de iniciar o próximo ano.
$9.99 Classificação: M12 País: Israel Ano: 2008 Género: Animação Duração: 78m Realização: Tatia Rosenthal Vozes: Joel Edgerton, Geoffrey Rush, Anthony Lapaglia, Claudia Karvan, Ben Mendelsohn (I) Argumento: Etgar Keret
Estreia no próximo dia 24 de Dezembro, nas principais salas de cinema a sequela de Alvin e os Esquilos. O novo filme de Betty Thomas vai ser certamente mais um sucesso este natal, e um bom motivo para ir ao cinema com os seus filhos.
ALVIN E OS ESQUILOS 2 (V.O.)
Título Original: Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel Classificação: M6 País: Estados Unidos Ano: 2009 Género: Animação Duração: 92m Realização: Betty Thomas Interpretação: Jason Lee (I), David Cross Vozes: Justin Long, Anna Faris Vozes Portuguesas: Pedro Granger,Paulo Oom, Rui Paulo, Peter Michael, André Maia Argumento: Jonathan Aibel, Glenn Berger
Sinopse: Nesta sequela dos esquilos estrelas pop, Alvin, Simon e Theodore, ficam a cargo do sobrinho de Dave Seville, o adolescente Toby. Ao voltar para a escola, os “rapazes” têm de colocar de parte a música “superstardom”, até serem convidados a salvar o programa musical escolar e candidatarem-se a ganhar o prémio de 25,000 dólares num concurso de bandas…
Artur e a vingança de Maltazard, é o segundo filme de uma trilogia, onde a animação se mistura com vídeo real. Artur é um jovem normal, que conhece o mundo mágico dos Minimeus, que são pequenas criaturas, que quase não se vêm a olho nu, devido ao pequeno tamanho que eles têm. O dia de estreia está previsto para 10 de Dezembro, nas principais salas de cinema do país. Mais um motivo para nesta época natalícia, ir ao cinema com os seus filhos, e aproveitar para mostrar a criança que há em si.
ARTUR E A VINGANÇA DE MALTAZARD (V.P.)
Título Original: Arthur et la vengeance de Maltazard Classificação: M6 País: França Ano: 2009 Género: Animação
Realização: Luc Besson Interpretação: Freddie Highmore Vozes: Heitor Lourenço, Rita Blanco, Zé Pedro (I), José Pedro Vasconcelos, Ana Guiomar, Pacman, Paulo B., Carlos Vieira de Almeida, Pedro Granger, André Raimundo, Rui Mendes Argumento: Luc Besson
Sinopse: Artur está em êxtase pois nessa noite será o décimo ciclo da lua e ele poderá, finalmente, regressar à terra dos Minimeus e reencontrar Selénia. Na vila, os Minimeus prepararam um grande banquete em sua honra e a jovem princesa usa o seu vestido de pétalas de rosa. Mas o pai de Artur escolhe este dia tão aguardado para anunciar o fim das suas férias na casa da Avó. Quando se preparam para regressar, uma aranha deposita um grão de arroz na mão de Artur com a sigla S.O.S. gravada. Não há dúvida, Selénia está em perigo!
Em Dezembro, a Cinemateca Júnior apresenta para a sessão de cinema o filme Polar Express. Um filme de animação de Robert Zemeckis. No final as crianças são convidadas a fazer um desenho sobre o filme, que será exposto nos espaços da Cinemateca Júnior.
POLAR EXPRESS 12 Dez.: 15h De Robert Zemeckis País: E.U.A. Ano: 2004 Género: Animação Duração: 99’
A partir da captação de imagens reais, todo o filme foi transformado em animação seguindo a história de um misterioso comboio que leva as crianças convidadas ao Pólo Norte visitar o Pai Natal.
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES 19 Dez.: 15h De Walt Disney, co-realizado por David Hand País: E.U.A. Ano: 1937 Género: Animação Duração: 83’
Foi a primeira longa-metragem de animação da história do cinema e, desde sempre, um dos maiores êxitos de bilheteira de Walt Disney. Reposto várias vezes, “Branca de Neve” foi acompanhando (e conquistando) novas gerações de espectadores, em delírio com as pequenas personagens dos anões. Um filme com momentos inesquecíveis, como os anões na mina de diamantes, a sua dança com Branca de Neve e a desesperada corrida para a salvarem das mãos da bruxa.
Planeta 51 é um filme animado de ficção científica que estreará nos ecrãs portugueses a 3 de Dezembro. Com as vozes no elenco original de Dwayne Johnson, Seann William Scott, Jessica Biel, Justin Long, Gary Oldman e John Cleese, o filme chegará aos Estados Unidos da América no dia 20 de Novembro. Realizado por Jorge Blanco, este Planeta 51 conta a história de Charles “Chuck” Baker, um astronauta que se vê num planeta completamente diferente ao da Terra, depois de se ter despenhado da sua nave espacial. O filme de animação espanhol, mais caro de todos os tempos. Mais um bom motivo para ir com os seus filhos ao cinema, neste natal.
PLANETA 51 (V.P.) Título Original: Planet 51 Classificação: M6 País: Espanha Ano: 2009 Género: Animação
Realização: Javier Abad, Jorge Blanco Vozes: Justin Long, Dwayne Johnson, John Cleese, Gary Oldman, Jessica Biel Argumento:Joe Stillman Vozes Portuguesas:Pedro Lima, Manuel Marques, João Manzarrra, Jel, Bárbara Guimarães
Uma aventura animada de acção e ficção científica, EM DEFESA DA TERRA é realizado por Aristomenis Tsirbas (The Freak, Terra) segundo um argumento de Evan Spiliotopoulos (O Livro da Selva 2) e do próprio Tsirbas. Um filme que nos mostra, e nos sensibiliza para a problemática da preservação do planeta e da humanidade. Estreia a 29 de Outubro, nos principais cinemas. Filme para pais e filhos, a não perder.
Data de estreia: 2009-10-29 Título original: Battle For Terra 3D Realização: Aristomenis Tsirbas Vozes: Evan Rachel Wood, Brian Cox, Luke Wilson, David Cross, Amanda Peet,Dennis Quaid Género: Animação País:EUA Duração: 85 minutos
Sinopse: Depois da Terra ter sido destruída, a última esperança para a sobrevivência da Humanidade reside na batalha pelo controle de um planeta distante, contra uma raça avançada de aliens. Quando os pacíficos habitantes do belo planeta Terra são atacados pelos últimos sobreviventes da humanidade, à deriva numa velha nave especial, estão criadas as condições para uma terrível batalha entre as duas raças, pelo controle do planeta. Mas poderá uma inesperada amizade entre uma bela e jovem rebelde Terrena e um piloto humano ferido convencer de alguma forma os seus líderes de que a guerra não é a solução?
A magia Disney chega de novo, no próximo dia 15 de Outubro, com o filme "Sininho e o Tesouro Perdido". «Sininho e o Tesouro Perdido» é um extraordinário conto sobre o poder da verdadeira amizade que toda a família irá certamente querer ver.
SININHO E O TESOURO PERDIDO
Título Original: Tinker Bell and the Lost Treasure Classificação: M6 País: Estados Unidos Ano:2009 Género: Animação Realização: Klay Hall Vozes: Raven-Symoné, Mae Whitman, Lucy Liu, Jesse McCartney Argumento: Evan Spiliotopoulos
Sinopse: A Festa do Outono deste ano promete ser especial. A Lua Azul das colheitas vai chegar, o que permite que as fadas usem uma preciosa pedra da lua para reparar a Árvore do Pó Mágico - a fonte de toda a sua magia. Mas quando a Sininho põe, acidentalmente, todo o pó mágico em perigo, tem que se aventurar até ao outro lado do mar numa missão secreta para repor a ordem. Com ajuda do seus amigo Terence (Jesse McCartney/Luís Simões) - e um encantador e malandro pirilampo chamado Blaze - Sininho desafia um espantoso novo mundo e descobre o maior tesouro de todos!
A IDADE DO GELO 3: DESPERTAR DOS DINOSSAUROS Ice Age: Dawn of the Dinossaurs De Carlos Saldanha, E.U.A.: 2009 Animação Versão Portuguesa Duração 94’
Os mais pequenos podem assistir no Cine-Teatro João Mota, em Sesimbra, no próximo dia 11 de Outubro, ao filme "A Idade do Gelo 3". Mais um grande filme de animação, para ser visto por pais e filhos. Um grande momento de diversão para ser partilhado.
Sinopse: Scrat continua a tentar apanhar a sempre escorregadia avelã; Manny e Ellie esperam ansiosamente o nascimento do seu mini mamute; Diego, o tigre dentes de sabre, questiona-se se não estará a ficar demasiado "bonzinho" com os seus companheiros e Sid, a preguiça, mete-se em sarilhos quando resolve constituir uma família, "desviando" para isso alguns ovos de dinossauro. Numa missão para resgatar o desafortunado Sid, o grupo aventura-se num misterioso e estranho mundo, onde tem encontros com dinossauros, debate-se com a flora e a fauna, corre freneticamente - e encontra uma implacável doninha zarolha, caçadora de dinossauros, chamada Buck.
CINE-TEATRO JOÃO MOTA Av. da Liberdade, 46 - Sesimbra 212 288 715
Organizada pelo sector audiovisual da embaixada de França, a Festa do Cinema Francês é uma manifestação incontornável da rentrée cultural que tem lugar todos os anos nos meses de Outubro e Novembro em 6 cidades do país: Lisboa, Porto, Almada, Guimarães, Faro e Coimbra. O público mais pequeno tem este ano um momento especial na Festa do Cinema Francês: A Festinha. São 6 filmes que pode ver em família por uma tarifa à medida dos mais pequenos. Três filmes em antestreia e outros três em homenagem aos famosos gauleses. Astérix e Obélix, que festejam já o seu 50º aniversário.
PROGRAMAÇÃO FESTINHA:
La véritable histoire du chat botté M/3 De Pascal Hérold, Jérôme Deschamps, Macha Makeieff (2008) Animação - 1.20h A história é conhecida: um moleiro chama os filhos para dividir os seus pertences. O filho mais novo fica surpreendido ao receber um gato. Mas há-de ficar ainda mais surpreendido: o gato fala, canta e dança.
Les Enfants de Timpelbach M/6 De Nicolas Bary (2007) Aventura - 1.32h Bem vindos a Timpelbach, uma pequena aldeia sem história. Sem história, não é bem assim…Isto porque, desde há muitas semanas, que as crianças multiplicam as partidas e as brincadeiras de mau gosto. As vítimas são as outras crianças… mas também e sobretudo os adultos.
Mia et le Migou M/3 De Jacques-Rémy Girerd (2008) Animação - 1.31h Numa aldeia sul-americana, a pequena Mia tem um pressentimento e resolve ir sozinha à procura do pai que trabalha longe. A viagem é mesmo muito longa, com grandes montanhas e uma enigmática floresta repleta de seres misteriosos.
Asterix et Obélix: Mission Cléôpatre M/6 De Alain Chabat (2002) Ficção - 1.47h Cansada do sarcasmo de César, a bela e orgulhosa rainha, Cleópatra, faz uma aposta com ele: se construir para ele, em 3 meses, o mais esplendoroso palácio ele terá de admitir publicamente que o povo egípcio é o maior de todos os povos! Para realizar esta difícil tarefa, Cleópatra escolhe Numerobis, um arquitecto de vanguarda. Se ele for bem sucedido, será coberto de ouro. Se falhar, será atirado aos famintos crocodilos reais.
Astérix et Obélix contre César M/6 De Claude Zidi (1999) Ficção - 1.09h O governador romano Detritus tem uma missão: obrigar os gauleses a pagar impostos. Mas uma aldeia resiste ao pagamento dos impostos: a aldeia onde vivem Astérix e Obélix. E os soldados romanos que tentam receber os impostos, são despachados pela força dos gauleses.
Astérix et les Vickings M/6 De Stefan Fjeldmark, Jesper Moller (2006) Animação - 1.18h A pequena aldeia gaulesa acolhe o irreverente Atrevidix, sobrinho do chefe. Astérix e Obélix são encarregues de fazerem dele um homem. Este adolescente medricas e de ar arrogante que chegou de Lutécia vai ter um treino de choque, mas não lhe servirá de muito...
DATAS/LOCAIS:
Lisboa - Cinema S. Jorge 10 Out.: 11h – Mia et le Migou 15h – La véritable histoire du chat botté
11 Out.: 11h – Astérix et Obélix contre César 15h – Les Enfants de Timpelbach
17 Out.: 11h – Astérix et les Vickings 15h – Asterix et Obélix: Mission Cléôpatre
Almada - Fórum Municipal Romeu Correia 17 Out.: 17h – Les Enfants de Timpelbach
Porto - Cinemas Cidade do Porto 22 Out.: 10h – Mia et le Migou 23 Out.: 15.30h – Les Enfants de Timpelbach
Guimarães - Centro Cultural Vila Flor 22 Out.: 15h – Astérix et les Vickings
Faro - Teatro Municipal de Faro 31 Out.: 11h – Mia et le Migou
Coimbra - Teatro Académico Gil Vicente 9 Nov.: 10.30h, 15.30h – Mia et le Migou 10 Nov.: 10.30h – Les Enfants de Timpelbach
INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS Av. Luís Bívar, 91 - Lisboa 213 114 400
A Malaposta continua a exibir cinema de animação, dando a algumas crianças a oportunidade de verem este filme fora dos circuitos comerciais. Aproveitem e vejam mais um filme de grande qualidade.
Sinopse: Quando, no dia do seu casamento, a californiana Susan Murphy é abalroada inesperadamente por um meteoro cheio de viscosidade oriundo do espaço interplanetário, ela cresce misteriosamente 14m e 28cm. O exército entra em acção e ela é capturada e levada para um complexo secreto do Governo. Aí, é apelidada de Ginórmica e conotada como parte de um grupo estranho de monstros: o brilhante, porém cabeça-de-insecto, Dr. Barata Prof. Dr., o macho meio macaco, meio peixe O Elo Perdido, o gelatinoso e indestrutível B.O.B e a larva de 106 metros, de seu nome Insectosaurus. No entanto, o tempo de encarceramento é interrompido, quando um misterioso robot alien chega à Terra e começa a assolar o País. Como último recurso, sob orientação do General G.R. R.A. Provoka (numa desesperada ordem dada pelo Presidente), a tripulação heterogénea de Monstros é chamada para entrar em acção e combater os aliens para, deste modo, salvarem o mundo da destruição eminente.
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA R. de Angola, Olival Basto - Odivelas 219 383 100 Metro: Senhor Roubado
As sessões de cinema sugeridas para este mês na Cinemateca Júnior são as seguintes: As duas Feras, Madagáscar 2 e Os Aristogatos. Mais três bons motivos para ir ao cinema, ver ou rever estes filmes que já fizeram as delícias de muitos.
AS DUAS FERAS 3 Out.: 15h Bringing up Baby De Howard Hawks - E.U.A.: - 1939 Duração: 102’ Legendado em Português
Uma das comédias mais geniais de toda a história do cinema, que poderia suscitar volumes de análise, de tal maneira há sentidos escondidos por detrás das aparências. Entre o osso que falta a um dinossáurio e um par de leopardos, entre uma rica herdeira e um professor aluado, o filme é uma sucessão de armadilhas e de situações burlescas. Simplesmente irresistível.
MADAGÁSCAR 2 10 Out.: 15h Madagáscar: Escape 2 Africa De Eric Darnell, Tom McGrath - E.U.A.: 2008 Duração: 89’ Dobrado em Português
Os nossos heróis de Madagascar, Alex, o leão, Marty, a zebra, Melman, a girafa, e Glória, a hipopótama, abandonam a ilha de Madagáscar para regressarem ao sossego do zoo de Central Park. Porém, a máquina voadora que tomam sofre um acidente e acabam por descer numa remota e desconhecida região de África, onde os esperam novas emocionantes e divertidas aventuras.
OS ARISTOGATOS 24 Out.: 15h Aristocats De Wolfgang Reitherman - E.U.A.: 1970 Duração: 78’ Dobrado em Português (Brasil)
Uma bonita gatinha e a sua ninhada são beneficiárias de uma herança legada pela dona. Quem não está pelos ajustes é o mordomo da velha senhora disposto a tudo para se desfazer da gataria, que o faria herdeiro da fortuna. A gatinha em perigo irá ter a ajuda de um gato vadio e folião que, com a ajuda de outra bicharada, irá pôr o vilão no seu devido lugar.
A edição de 2009 realiza-se de 14 a 18 de Outubro, no Pax Julia - Teatro Municipal, em Beja. Este ano tem como novidade o Mini-Mercado: escolas, produtores, estúdios, entre outros agentes ligados ao Cinema de Animação.
Melhor filme Português - atribuído à melhor curta-metragem portuguesa nas categorias 2D/3D, Machinima e Motion Graphics - Troféu
Animação para Telemóveis 1º Prémio - Troféu
Escolas Portuguesas Grande Prémio - atribuído à melhor curta-metragem nas categorias Digital e Geral Troféu + 500 euros
Digital 1º Prémio - Troféu
Geral 1º Prémio - Troféu
Prémio RTP2 - Onda Curta João Garção Borges, autor do programa Onda Curta, da RTP2, irá seleccionar um ou mais filmes para serem exibidos no referido programa. O prémio consiste na aquisição dos direitos de exibição no valor de referência que se encontra em vigor para a aquisição de quaisquer outra Curta-metragem para o programa Onda Curta. Todos os filmes concorrem para este prémio. Este será anunciado depois de confirmada a aceitação destes pressuposto pelo distribuidor, produtor ou realizador do(s) filme(s). Não existe qualquer Troféu associado a este prémio e poderá não ser eleito um vencedor se as animações a concurso não se enquadrarem no perfil do Onda Curta.
Prémio Turismo do Alentejo - atribuído a um dos filmes pelos jornalistas acreditados. Troféu
A cerimónia da entrega de prémios será realizada na edição de 2010. Como parte do prémio, todos os vencedores serão convidados do festival (com todas as despesas de transporte, alojamento e alimentação pagas), num máximo de um realizador por filme.
Os prémios poderão incluir software ou hardware dos patrocinadores.
2009 Filmes Seleccionados – Films Selected Categoria – Category: 2D/3D
Abracadabra Realizadores – Directors: Fernando Braga País – Country: Brasil – Brazil
Anima Realizadores – Directors: Rémi Devouassoud, Elliott Kajdan, Nicolas Maurice, Julien Lasbleiz País – Country: França - France
Bendito Machine III Realizadores – Directors: Jossie Malis País – Country: Espanha – Spain
California Love Realizadores – Directors: Lucie Amissolle, Yann Boyer, Vincent Mahé, Maël Gourmelen, Stephen Vuillemin País – Country: França - France
Charmes 1856 Realizadores – Directors: Guillaume Dete, Jeremy Ferry, Maxime Labatte, Arthur Lemaitre País – Country: França - France
Companheiro Pop-Up – Pop-Up Fellow Realizadores – Directors: Ricardo Piologo, Rodrigo Piologo, Rogério Vilela País – Country: Brasil – Brazil
Cikorja and Kafe - Chicory „no Coffee Realizadores – Directors: Dusan Kastelic País – Country: Eslovénia - Slovenia Dans la Tête
In the Head Realizadores – Directors: Anthony Gilles, Allan Sellier, Grégory Damour, Maxime Entringer País – Country: França - France
Diário de Uma Inspectora do Livro de Recordes – Diary of a Book of Records Inspector Realizadores – Directors: Tiago Albuquerque País – Country: Portugal El Grand Bang –
The Great Bang Realizadores – Directors: Colective Llamarada de Petate País – Country: México - Mexico
Ex-ET Realizadores – Directors: Benoit Bargeton, Remy Froment, Nicolas Gracia, Yannick Lasaf País – Country: França - France
Facteur Mineur Realizadores – Directors: Marc Czerwiec, Geoffrey Skrajewski, Arnaud Joli, François Ruiz País – Country: França - France
Frat Realizadores – Directors: Aurélien Peis, Cédric Trezeguet, Julien Limon, Sébastien Durand País – Country: França – France
French Roast Realizadores – Directors: Fabrice Joubert País – Country: França – France
Haoma Realizadores – Directors: Elodie Legros, Yann Moalic, Matthew Deltour, Melissa Lafon País – Country: França – France
Invisible Loneliness Realizadores – Directors: Jung-Hsien Lin País – Country: Ilha Formosa – Taiwan
Happy Birthday To Me Realizadores – Directors: Hui-Shan Lee País – Country: Ilha Formosa – Taiwan
Klotz und Klumpen – Chump and Clump Realizadores – Directors: Stephan Sacher, Michael Herm País – Country: Alemanha – Germany
Laska - Chick Realizadores – Directors: Michal Socha País – Country: Polónia – Poland
La Mitad del Amor – Half of Love Realizadores – Directors: Pablo Polledri País – Country: Argentina
Les Anges Déchets – Garbage Angels Realizadores – Directors: Pierre Trudeau País – Country: Canadá – Canada
Les Ventres - Stomachs Realizadores – Directors: Philippe Grammaticopoulos País – Country: França – France
Lekcja Nieskonczonsci – Teaching Infinity Realizadores – Directors: Jakub Jablonski, Bartlomiej Kik País – Country: Polónia - Poland
Love Recipe Realizadores – Directors: Felipe Pizaro, Morgan Bourdon, Frédéric Bajou, Loïc Paoli, Jiun Yiing País – Country: França - France
Machu Picchu Post Realizadores – Directors: Clément Crock, Margaux Durand-Rival, Nicolas Novali País – Country: França - France
O Pintor de Ceos – The Painter of Skies Realizadores – Directors: Jorge Valle País – Country: Espanha – Spain
Oceansize Realizadores – Directors: Romain Jouandeau, Adrien Chartie, Gilles Mazieres, Fabien Thareau País – Country: França - France
“Preistachion” 13 Realizadores – Directors: Ricardo Piologo, Rodrigo Piologo, Rogério Vilela País – Country: Brasil – Brazil
Reach Realizadores – Directors: Luke Randall País – Country: Austrália – Australia
See Trought Realizadores – Directors: Yu Yang País – Country: China
Sebastian´s Voodoo Realizadores – Directors: Joaquin Baldwin País – Country: EUA – USA
Toni Berlinde Realizadores – Directors: Luciano Ottari País – Country: Portugal
The Cat Piano Realizadores – Directors: Eddie White, Ari Gibson País – Country: Austrália – Australia
The Realm of Possibility Realizadores – Directors: Gerald Guthrie País – Country: EUA – USA
The Soliloquist Realizadores – Directors: Ma Kuang Pei País – Country: Ilha Formosa – Taiwan
Um Gato Sem Nome – A Cat Without a Name Realizadores – Directors: Carlos Cruz País – Country: Portugal
Yankee Gal Realizadores – Directors: Celine Desrumaux, Gary Levesque, Antoine Perez, Francois Pons País – Country: França - France
Zé dos 7 Mares – Zé of the 7 seas Realizadores – Directors: Luciano Ottari País – Country: Portugal
Categoria – Category: Motion Graphics
At the Dance Realizadores – Directors: Xavier Almeida País – Country: Portugal
Antihero Realizadores – Directors: Kai-Chih Chieh País – Country: Ilha Formosa – Taiwan
Mercedes Benz Campaign Realizadores – Directors: JL País – Country: Ilha Formosa - Taiwan
Primal Realizadores – Directors: Yi Chun Lin País – Country: Ilha Formosa - Taiwan
Categoria – Category: Machinima
L`Aquila e la Nuvola – The Eagle and the Cloud Realizadores – Directors: Elena La Regina País – Country: Itália – Italy
Liberty City Realizadores – Directors: Claus-Dieter Schulz País – Country: Alemanha – Germany
Room 667 Realizadores – Directors: Sílvia Vieira País – Country: Portugal
Sweet Nothingness Realizadores – Directors: Phil Rice País – Country: EUA – USA
The Spy Who Lives Here Realizadores – Directors: Pooky Amsterdam, Russel (Rosco) Boyd País – Country: EUA - USA
Categoria – Category: Animação para Telemóvel – Mobile Phone Animation Don´t Wait For Me Realizadores – Directors: Juan Ibáñez País – Country: Espanha - Spain
Homenagem a Michael Jackson – Michael Jackson Litle Tribute Realizadores – Directors: José Silva País – Country: Brasil – Brazil
Toque Mosntruoso – Monster Ringtone Realizadores – Directors: Maycon Sadala, Bruno Azevedo, Werley Krohling País – Country: Brasil – Brazil
Super-Homem Relaxando o Stress – Superman‟s Stress Relief Realizadores – Directors: José Silva País – Country: Brasil – Brazil
Categoria – Category: Escolas Portuguesas – Portuguese Schools (Digital) Colding People Realizadores – Directors: David Mourato, Filipa Oliveira Escola – School: Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha Epílogo -
Epilogue Realizadores – Directors: Ricardo Quaresma, Maria Freire Escola – School: Escola Técnica de Imagem e Comunicação
Pleasure Realizadores – Directors: Mafalda Palolo Escola – School: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Power Off Realizadores – Directors: Luis Pereira Escola – School: Universidade Católica Portuguesa
Sendo um Feto – Being a Fetus Realizadores – Directors: João Sousa Escola – School: Universidade Católica Portuguesa
WC Condom Realizadores – Directors: Hugo Nunes, Iuri Limbert, Nuno Siqueira, Ruben Martins Escola – School: Escola Superior de Educação e Comunicação do Algarve
Estreia no próximo dia 1 de Outubro, o filme de FORÇA G" de Hoyt Yeatman. Um filme onde os animais são protagonistas, e verdadeiros heróis. A Força G é composta por Darwin, o líder do grupo, que não mede esforços para vencer; Blaster, especialista em armas; Juarez, que sabe tudo sobre artes marciais; uma mosca chamada Mooch, que trabalha para reconhecer o campo de actuação do grupo, e uma toupeira, Speckles, que sabe de informática, apesar da cegueira típica da sua espécie. Vá com os seus filhos ao cinema e partilhe bons momentos de diversão.
FORÇA G (V.O.) Título Original: G-Force
Classificação: M6 País: Estados Unidos Ano: 2009 Género: Animação
Realização: Hoyt Yeatman Vozes: Sam Rockwell, Penélope Cruz, Nicolas Cage, Will Arnett Argumento: Marianne Wibberley, Cormac Wibberley
Sinopse: Uma comédia de aventuras sobre a mais recente evolução de um programa governamental, clandestino, de treino de animais para espionagem. Munidos com o mais evoluído equipamento tecnológico de espionagem, estas cobaias descobrem que o destino do mundo está nas suas patas. Alistados na FORÇA-G estão as cobaias Darwin, o líder de equipa determinado a obter o êxito a qualquer custo; Blaster, um escandaloso perito em armamento com grande atitude e um amor por todas as coisas radicais; Juarez, uma sedutora especialista em artes marciais; o indetectável perito de reconhecimento Mooch, e uma toupeira, Speckles, munida de ciber inteligência.
Tendo com ponto de partida um objecto do Museu, a oficina convida os participantes a experimentarem técnicas-base do cinema de animação, ao longo de 4 sessões. Os trabalhos realizados serão parte integrante de uma curta-metragem que, quem sabe, viajará até outros países.
MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA Avenida Ilha da Madeira - Lisboa 213 041 160
Pela mão de Henrique Espírito Santo entramos no “mundo mágico do cinema”
De 2 a 16 de Dezembro 2009
A Oficina divide-se em 3 percursos:
Percurso 1 A Sala de Cinema: Projecção de um filme com introdução e comentários explicativos sobre o trabalho no cinema, os elementos técnicos e artísticos necessários para fazer um filme e as diversas fases de produção até chegar à sala de cinema.
Percurso 2 A Exposição: Painéis ilustrativos do trabalho no Laboratório da Tobis Portuguesa: Revelação do negativo, Impressão da cópia de trabalho, Montagem de negativo, Tiragem da cópia em 35 e 16 mm.
Percurso 3 O Estúdio: A sala do Café-Teatro do Centro Cultural Malaposta transforma-se num grande estúdio de cinema. O cenário (Décor) conta a história da construção do Convento de Odivelas pelo rei D. Dinis. Ficamos a saber porque elrei D. Dinis mandou construir o convento na sua Quinta de Vale de Flores em Odivelas em 27 de Fevereiro de 1295. No espaço de filmagem ou “plateau”, o Rei D. Dinis e sua esposa D. Isabel. É neste Estúdio de Cinema, que vamos “brincar” e simular a rodagem com objectos autênticos (projectores, câmara de filmar, charriot, claquete, guarda-roupa, adereços... Cada um dos participantes terá a sua função: realizador, actor, operador de câmera, maquinista, anotador etc... Agora, Silêncio... Som... Imagem... Claquette... Acção!
SESSÃO DE CINEMA DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO, ÀS 11 HORAS O Centro Cultural Malaposta oferece a todos os participantes da Oficina de Cinema, e aos pais, uma sessão de cinema (+ cartaz do filme) antes do Natal, do filme: "Até Amanhã, Mário", com Henrique Canto e Castro, Miguel Guilherme, Vítor Norte Portugal, 1982, 76 min., Acção, Falado em Português
Sinopse: Mário, um miúdo que vive de pedir esmolas no paraíso da ilha da Madeira. Um dia da sua vida, de manhã até à noite.
Segunda a Sexta – 10H30, 14H00 e 16H00[Para Escolas, Por Marcação – Grupos até 30 crianças] Sala de cinema, Sala de espelhos e Café-Teatro Para alunos dos 6 aos 12 anos
Marcações de grupos também aos Sábados às 16H00 [Grupo mínimo de 12 crianças]
Preço: 2€ (por cada criança, professores e acompanhantes não pagam)
Material de exploração pedagógica oferecido aos professores e a cada um dos alunos: Um Cartaz descritivo com todas as funções para a realização de um filme.
“Ponyo à Beira-Mar” do realizador Hayao Miyazaki, arrecadou vários prémios internacionais, é um filme de animação destinado aos mais jovens. O filme conta-nos a história de um relacionamento entre um menino de cinco anos e uma princesa peixe dourado que deseja tornar-se humana. Tem estreia marcada para o próximo dia 27 de Agosto, nos principais cinemas do pais. Mais uma obra-prima do mestre da animação, Hayao Miyazaki, que promete ser um sucesso, entre os mais novos, e não só. Vá com o seu filho ao cinema e volte a ser criança.
PONYO À BEIRA-MAR(V.P.)
Título Original: Gake no ue no Ponyo Classificação:M6 País: Japão Ano: 2008 Género: Animação Duração: 100m
Realização: Hayao Miyazaki Vozes: Patrícia Bull, Anaide Gutkin, Luís Esparteiro, Carmen Santos, Filipe Duarte Argumento: Hayao Miyazaki
Um velhote rabugento e um jovem e entusiasmado escuteiro são as estrelas do próximo filme da Pixar, «Up – Altamente!». O filme tem estreia marcada para 13 de Agosto em Portugal, é realizado por Pete Docter, que já tinha co-assinado «Monstros e Companhia», em parceria com Bob Peterson, e é a primeira da Pixar feita de raiz no novo sistema de 3 Dimensões. Esta é mais uma boa oportunidade para levar o seu filho ao cinema, e passar bons momentos.
UP - ALTAMENTE
Classificação: M4 País: Estados Unidos Ano: 2009 Género: Animação Duração: 97m Realização: Pete Docter, Bob Peterson Vozes: Paulo B., Carlos Vieira de Almeida, Rui Paulo, Jasmim Castro, António Marques, Carlos Paulo Argumento: Bob Peterson
Sinopse: Uma comédia de aventuras da Disney Pixar sobre um vendedor de balões de 78 anos, chamado Carl Fredricksen, que, finalmente, realiza o sonho da sua vida, uma grande aventura, quando prende milhares de balões à sua casa e consegue voar à descoberta da América do Sul. Mas ele vai descobrir, tarde demais, que o seu maior pesadelo também embarcou nesta viagem… Um explorador da natureza, super optimista, de 8 anos chamado Russel.
“De Profundis”, primeira longa metragem de animação do ilustrador e autor de BD Miguelanxo Prado, chega às salas de cinema no próximo dia 30 de Julho. O filme é uma co-produção das produtoras espanholas Continental, Desembarco Produccións, Estrella Galicia, e da produtora portuguesa Zeppelin filmes. De salientar a belissima banda sonora de Nani García.
Sinopse: Era uma vez uma casa no meio do mar, onde uma mulher esperava enquanto tocava um melancólico violoncelo. Aguardava o seu amado, um pintor que sempre quis ser marinheiro para que pudesse navegar entre as medusas, as estrelas do mar e os peixes de mil cores que sonhava nos seus quadros. A sua fascinação levou-o a entrar numa viagem para descobrir a emocionante beleza e os mistérios das profundidades, mas isso significava que nenhum deles sabia se algum dia se encontrariam outra vez.
O curta-metragem de animação "A maior flor do mundo", de Juan Pablo Etcheverry, é uma adaptação do conto infantil escrito por José Saramago que aparece no filme como narrador e como personagem. Este trabalho já recebeu o prémio de Melhor Curta-Metragem de animação e ficção do Festival de Cinema Ecológico das Canárias.
A MAIOR FLOR DO MUNDO Classificação: M4 País: Espanha Ano: 2006 Género: Animação Duração: 10m Realização: Juan Pablo Etcheberry Vozes: José Saramago Argumento: Juan Pablo Etcheberry
Sinopse: E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? A Maior Flor do Mundo tem como premissa o conto de José Saramago e visa uma perspectiva sobre os adultos na literatura infantil. Saramago transforma-se numa personagem e conta-nos que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que fez nascer a maior flor do mundo.
«Igor» é o mais recente filme animado a estrear nas salas portuguesas. Uma comédia juvenil, que tem a estreia marcada para amanhã, e que tem tudo para agradar aos mais novos. Mais um bom motivo para país e filhos se sentarem à frente da grande tela, e aproveitarem os momentos para se rirem juntos.
IGOR
País: EUA Género: Animação, Comédia Distribuidora: ZON Lusomundo Realização: Anthony Leondis Intérpretes: John Cusack, Steve Buscemi, Jennifer Coolidge, Sean Hayes, John Cleese Versão Portuguesa: Pedro Granger, Inês Castel Branco, Luís Gaspar, Peter Michael, Ana Nave
Sinopse: Igor está cansado de ser um modesto assistente de laboratório com um curso em "Sim, Mestre!" e sonha em tornar-se cientista. A oportunidade surge quando o seu cruel chefe desaparece numa experiência, uma semana antes da Feira Anual de Ciência Maléfica. Com a ajuda de duas das suas criações experimentais - Brain, um cérebro num jarro, não muito inteligente, e - Scamper, um coelho cínico e imortal que não gosta de viver, Igor embarca na construção da invenção mais diabólica de todos os tempos, um enorme e feroz monstro. Infelizmente, em vez de se tornar diabólico, o monstro surge como Eva, uma gigante aspirante a actriz que não faria mal a uma mosca. Quando o peso nas suas costas não podia ser maior, Igor e o seu bando de monstros inadaptados descobrem um plano diabólico que ameaça o seu mundo. Agora, eles devem lutar para o salvar e provar que há heróis de todas as formas e tamanhos.
Refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão).
Sites Oficiais
A PROCURA DE NEMO
ANIMANIACS
O REI LEÃO
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
A BELA E O MONSTRO
A PEQUENA SEREIA
SMURFS
SHREK
WARNER BROTHERS
SCOOBY-DOO
GARFIELD
SNOOPY
WINNIE THE POOH - VIDEOS
WINNIE THE POOH
CARS
PIXAR
SPONGEBOB
WALL-E
TOM & JERRY
WALT DISNEY
WALT DISNEY
Festivais de Cinema de Animação
O Cinanima teve a sua primeira edição em 1976, e desde então tem desenvolvido uma actividade regular na divulgação do cinema de animação e seus autores, criando novos públicos para este género de cinema e facilitando a troca de experiências entre os profissionais do ramo e entre estes e o público. MORADA: Rua 62, 251 - Apartado 743 4500-366 espinho / Portugal CONTACTOS: Tel: +351 227 331 350/1 Fax: +351 227 331 358 E-mail: office@cinanima.pt imprensa@cinanima.pt
O Animatu é um festival de Cinema de Animação dedicado às artes digitais.Contempla uma competição de Curtas-metragens, com categorias abertas apenas a escolas portuguesas, Formações, Conversas, entre outras actividades, tudo isto num ambiente acolhedor.As excelentes infra-estruturas do Pax Julia e a proximidade dos vários locais - estadias, formações, etc -, são algumas das vantagens para os visitantes. MORADA: Mercado Municipal de Beja, Lj 9 7800-418 BEJA PORTUGAL CONTACTOS: (00351) 926 026 386 (00351) 284 329 574
MONSTRA O Festival de Cinema de Animação de Lisboa, apresenta-se como um espaço de encontro e convergência do cinema de animação com outros media e com outras artes. A Monstra, é um espaço de experimentação de novas correntes, formatos e propostas artísticas, onde a animação se apresenta como uma expressão criativa, narrativa ou estética relevante na sua intercepção com as artes, plásticas, performativas, musicais ou outras.
Tem como primeiro objectivo a divulgação do cinema português, mostrando toda produção portuguesa do último ano. Num segundo plano, mas não menos importante, tem como objectivo aliciar e formar novos públicos de forma a expandir o interesse pela filmografia nacional. É também seu objectivo permitir aos criadores cinematográficos nacionais, a exibição das suas obras.